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com os melhores
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Curiosidade é o pavio na vela da aprendizagem

MIND Designer
Robot da Clementoni


O Robot MIND da Clementoni é destinado a crianças de uma faixa etária dos 6 aos 10 anos, integra diversas funcionalidades desde a programação direcional com mapas (movimentos de 15cm e 1/4 de volta), programação por blocos numa APP (Android e iOS), programação por comandos de voz sem necessidade de realizar contacto físico com o robot.

Muitas potencialidades para diversas áreas curriculares (Português, Inglês, etc.) e para as Necessidades Educativas Especiais. Além dos movimentos num mapa, o robot permite que se coloque um marcador de cor a meia distância dos seus eixos, o que lhe permite desenhar com precisão. Inclui várias atividades centradas na área da matemática, com o desenho de figuras geométricas (tangram, cálculo, ângulos…), a possibilidade do programar definir ângulos de rotação com precisão ao grau e distâncias em centímetros.

Também permite que se crie um desenho “livre” na sua APP que depois é replicada pelo robot numa folha de papel. Pode ser programado manualmente ou por voz usando a função de reconhecimento de voz. Inclui um tabuleiro com frente e verso: com o tabuleiro da aritmética o Mind pode ser programado para resolver funções aritméticas e com o tabuleiro do labirinto a criança é encorajada a resolver desafios e a desenvolver as suas capacidades de pensamento lógico.

O Robot MIND tem 3 modos de funcionamento: Free, Edu e APP, com atividades orientadas no modo EDU em 2 mapas e atividades diversificadas na APP. Usando a APP gratuita a criança pode criar formas geométricas complexas e brincar com vários jogos de código interativos.

Também, através do bluetooth todos os conteúdos podem ser constantemente atualizados.

My first ROBOT
Robot TinkerBots


O My First Robot foi criado para crianças com mais de 5 anos de idade pela TinkerBots para poderem construir, programar ou controlar remotamente através da APP incluída.

Funciona com baterias e permite que as crianças descubram divertidamente o mundo da robótica e da programação. Numa fase introdutória à APP, o robot mostra movimentos e a criança deve reconhecer que blocos de código correspondem à sequência de movimentos e agrupá-los, nível por nível. No Editor de código, as crianças podem aprender a pensar em soluções, resolvendo as tarefas definidas pelos professores.

O My First Robot Set inclui um Powerbrain - o coração do robot que envia energia e dados para o corpo. O Powerbrain contém uma bateria de íons de lítio que é totalmente carregada numa hora e oferece várias horas de diversão para brincar e aprender.

O My First Robot também pode ser combinado com os Tinkerbots Education Sets.

SPRK+
Robot


SPRK + é uma bola de robot programável projetada para inspirar a criatividade e a curiosidade através da programação e da reprodução. Permite aprender a programar com facilidade e diversão.

Os sensores programáveis ​​do SPRK + incluem um giroscópio, acelerómetro, codificadores de motor e luzes LED coloridas e a tecnologia Bluetooth SMART e a aplicação Sphero Edu permitem realizar inúmeras experiências de programação, jogo e programação para todos os níveis. Podemos programar um desenho; navegar por um labirinto; nadar numa piscina; imitar um sistema solar...!

O SPRK + inclui um revestimento de plástico durável, revestido a UV, impermeável e transparente, estação de carregamento, fita de labirinto, transferidor de 360 ​​graus e folha de adesivos.

DOC / Super DOC
Robot Clementoni


O Robot DOC da Clementoni foi idealizado para crianças entre os 4 e os 8 anos de idade. E por isso é utilizado no AEJD por crianças em idade pré-escolar e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mas pode ser utilizado quer em contexto educativo ou familiar, com apoio dos pais.

O Robot DOC fala, sendo que algumas atividades são orientadas pela indicação que ele próprio dá ao utilizador.

O Kit completo do Robot DOC inclui 1 robot, 2 mapas em formato de puzzle, 9 cartões azuis para o modo Jogo, 21 cartões vermelhos para o modo Educacional e 16 cartões com setas direccionais para a construção de sequências. O robot pode ser utilizado em três modos de programação: Livre, Educacional (Tabuleiro 1) e Jogo (Tabuleiro 2).

Utiliza pilhas.

Fica aqui o link para consulta: http://www.clementoni.com/pt/brinquedos-educativos/

Cyber
Robot Clementoni


O Robot Cyber faz parte dos brinquedos científicos da Clementoni. Foi pensado para fãs da tecnologia, é constituído por 1 kit científico desenvolvido para criar um robot com 7 modos de jogo.

Tem incluída uma aplicação gratuita para programares o robot por blocos, criando condições, ações, ciclos e procedimentos. Permite gravar mensagens de voz, e mudá-las aplicando vários efeitos e filtros de som diferentes. O microfone do robot permite falar através dele com a ajuda da APP.

Com os comandos de cartão, é possível criar sequências usando cartas com QR codes que podem ser lidas pela APP com realidade aumentada. O manual científico contém muita informação acerca de robótica e eletrónica, permitindo aos mais novos descobrir o mundo do código facilmente enquanto se divertem!

Maker Junior
Robot Clementoni


O robot Maker Junior integra a linha de produtos Coding Lab da CLEMENTONI e pode ser utilizado após a aprendizagem da programação direcional com o Robot DOC e MIND Designer.

Mais adequado para o 4.º ano, pois foi pensado para crianças com mais de 8 anos de idade. Permite construir 3 robots diferentes a partir de mais de 200 componentes, 2 motores, 1 altifalante e 1 sensor de infravermelhos. Pode ser programado para realizar atividades divertidas que ajudarão a desenvolver o pensamento computacional.

O robot X1-Drawer pode ser utilizado para criar desenhos fantásticos com a ajuda de um marcador, o robot X2-Elevator para agarrar objetos e para os empurrar podemos utilizar o robot X3-Analyser!

Este robot inclui ainda um tabuleiro com uma pista para o poderes conduzir e funciona com pilhas.

Bubble
Robot Clementoni


O Bubble – O Robot que Desenha da Clementoni é o novo robot inteligente que irá introduzir o aluno ao mundo da programação através do desenho, de uma forma fácil e intuitiva!

Para desenhar com o Bubble, basta pressionar os pontos no teclado: a sequência dos botões selecionados irá criar um desenho que o robot irá depois desenhar em papel.

Inclui ainda um conjunto de cartas que durante a fase inicial da aprendizagem da programação ajuda os alunos.

A app gratuita contém uma área para criar novos desenhos para o Bubble fazer para além de uma atividade tipo tangram.

O Kit completo Inclui 1 robot Bubble, 33 cartas, uma lupa mágica especial, um manual de instruções e três canetas. Possui luz e som e funciona com pilhas.

Lagarta
Robot Fisher-Price


A Lagarta Programável Fisher-Price foi pensada para crianças em idade Pré – Escolar com mais de 3 anos de idade.

Está equipada com 9 segmentos direcionais, 3 alvos e utiliza pilhas. Dispõe de 1 motor, sons, luzes e traz uma nova tecnologia para ensinar as crianças a orientarem-se no espaço (imaginar um percurso e depois realizá-lo com a lagarta e os seus acessórios). Os 3 alvos podem ser colocados em pontos diferentes do chão da sala, como pontos de controlo, de acordo com o percurso que a criança escolheu criar. Estes alvos são objetivos a atingir aos poucos.

A criança pode utilizar as diferentes partes da lagarta para criar um caminho e chegar à resolução do seu problema. Começa a fase de exploração, porque todas as combinações são possíveis mas apenas uma delas permitirá atingir o objetivo final: ligar todos os pontos de controlo. Cada vez que atinge um alvo a lagarta reproduz som e ilumina-se. Quando falha um alvo, a lagarta para e indica um erro nas peças de combinação das direções. Quando o caminho está terminado e todos os objetivos atingidos, a lagarta recompensa a criança com as suas músicas e luzes.

Rato
Robot


O rato robô programável foi criado a pensar em crianças com mais de 5 anos. As atividades que se podem desenvolver são imensas basta utilizar a criatividade. O objetivo é ensinar as bases de codificação. O professor constrói o circuito e depois, utilizando as cartas de codificação a criança cria o padrão, passo a passo, para o robot programável encontrar o percurso correto. Este interessante e divertidíssimo jogo consiste em introduzir uma sequência de ordens no ratinho robô para que percorra o caminho sozinho.

O Kit completo Inclui 1 rato robô, 20 cartas de programação, 5 cartas de atividades e 1 guia. Possui luz e som e funciona com pilhas.

Tablet 10''
Alcatel


O tablet da Alcatel com de 10'', 16 GB e 1 GB RAM, Wi-Fi e tecnologia bluetooth permite desenvolver várias atividades orientadas para as crianças desde o pré-escolar ao 4.º ano do 1.ºciclo.

As apps e jogos contribuem para a utilização desta tecnologia como auxiliar de aprendizagem, para o desenvolvimento de competências de comunicação "não verbais" das crianças e possibilita o seu desenvolvimento cognitivo sendo fundamental para aquelas com algum tipo de limitação cognitiva. Através dos tablets é possível desenvolver várias atividades com os robots disponíveis no Agrupamento e iniciar a programação através do Scratch junior tornando assim o aluno o protagonista do seu processo de aprendizagem.

Toda a realização

começa com a decisão de tentar.


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