O Projeto Robótica

Agrupamento de Escolas João de Deus

 

O projeto

Inovação

    • 60%

Conhecimento

    • 80%

Os alunos

Dinamismo

    • 70%

Motivação

    • 100%
 

A robótica é uma das ciências mais desafiantes


A perfeita fusão harmoniosa entre um variado número de ciências faz da robótica um excelente desafio, que nos convida a imergir neste grandioso mundo da tecnologia utilizando a construção de robots como uma forma única de explorar todas as ideias que nos surgem no dia-a-dia.

 

OBJETIVOS

Interesse pela Ciência e Tecnologia, nas áreas de computação, eletrónica e mecânica para futuras atividades de desenvolvimento;

Promover o estudo e a aplicabilidade de conceitos multidisciplinares, como matemática, informática, mecânica, línguas estrangeiras, entre outros;

Estimular a criatividade e a inteligência promovendo a interdisciplinaridade;

Tornar o aluno agente ativo do seu próprio conhecimento;

Incentivar o trabalho de grupo;

Explorar aspetos de pesquisa, construção e automação;

Despertar o caráter ecológico e a sustentabilidade, uma vez que o projeto utilizará lixo tecnológico (computadores antigos, brinquedos descartados, etc.) para construção dos projetos;

Estimular o interesse pela execução de atividades experimentais, promovendo a investigação na procura de um melhor desempenho dos robôs construídos;

Estimular alunos e professores a criar atividades e projetos na área da robótica, divulgando seus resultados para a comunidade científica através da participação em eventos;

Motivar para as competições robóticas;

Desenvolver de competências a nível do domínio do Inglês;

Ensinar a gerir emoções, nomeadamente, para saber lidar com a frustração e a sociabilização com diferentes culturas;

Desmistificar a robótica como área que requer uma superespecialização dos participantes.

robotics-home-icon5

Intervenientes

Alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, com:
  • gosto pela ciência e pela tecnologia;
  • capacidade de iniciativa e empreendedorismo;
  • responsabilidade e autonomia;
  • gosto por trabalho em equipa.
Professores de diferentes áreas disciplinares, em particular de informática e de inglês.
robotics-home-icon2

Metodologia

Iremos utilizar uma metodologia de projeto, adaptada às condições (restrições) decorrentes da idade dos alunos envolvidos e consequentes capacidades e riscos, das condições materiais e técnicas possíveis no ambiente escolar.

Durante as atividades, os alunos participam de forma efetiva em todo o desenvolvimento do projeto, passando pela escolha do tema, pesquisa sobre o assunto, montagem do robô e registo das atividades.

robotics-home-icon1

Implementação do projeto

O projeto será implementado em várias fases:

1.ª fase - ano letivo 2018/2019 – Pré – escolar, 1ºciclo e 2º ciclo.

2.ª fase - ano letivo 2019/2020 – Pré – escolar, 1ºciclo e 2º ciclo.

3.ª fase - ano letivo 2019/2020 – Pré – escolar, 1ºciclo.

robotics-home-icon3

Estrutura das aulas

Os alunos trabalham em pares, individualmente ou em grupo durante o desenvolvimento das atividades propostas pelo professor. Todos devem participar na montagem e observação dos resultados e, de seguida, realizar a atividade proposta sobre o assunto.

As atividades decorrem num período mínimo de 50 minutos semanais. Cada turma é orientada por um professor de inglês e/ou robótica e acompanhada pelo professor titular da turma.

Matricule o Seu Filho

Robótica AEJD Faro